Com o propósito de impulsionar o desenvolvimento de líderes e contribuidores individuais e prepará-los para atuarem com sucesso na transformação digital nas organizações brasileiras, a D+Soluções – Gestão e Talentos, marcou presença no Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD) 2025, um dos mais relevantes eventos do setor de T&D no País e América Latina. Esta foi a segunda participação da empresa como expositora, reforçando seu compromisso com a inovação e a busca constante por soluções que respondam aos desafios enfrentados pelos profissionais de Recursos Humanos.
“É parte do nosso DNA a inovação e o espírito inquiridor, o que nos leva a buscar soluções inusitadas para resolver os desafios que os RHs enfrentam ao apoiar o desenvolvimento de líderes e contribuidores individuais e o crescimento das empresas.”, afirma Denise Machado, CEO da D+.
Segundo a executiva, o CBTD foi uma vitrine importante para apresentar ao mercado as tecnologias e ferramentas voltadas à identificação e desenvolvimento de competências críticas para a era digital — com destaque para o Quociente Digital (QD), conceito que ganhou relevância na programação do evento. “Ouso dizer que fomos os únicos a levar um tema verdadeiramente disruptivo à Feira. Abordar a liderança no ambiente de ruptura digital foi ainda mais enriquecedor pois encontramos um público maduro, com questionamentos relevantes e foco em encontrar soluções práticas para os dilemas do T&D”, avalia


Quociente Digital: uma nova fronteira para a liderança
O conceito de Quociente Digital (QD), segundo a D+, representa uma nova fronteira no desenvolvimento de lideranças. “Hoje, não basta ter Quociente de Inteligência (QI) e Quociente Emocional (QE) elevados. Os líderes precisam entender e desenvolver seu QD, que aponta competências e áreas de potencial essenciais para conduzir a transformação digital dentro das empresas”, explica Denise. A empresa defende que o sucesso da inovação depende, acima de tudo, de lideranças capazes de traduzir tecnologia em mudança de comportamento e performance das equipes.
Durante o evento, a D+Soluções também lançou uma pesquisa com profissionais de RH sobre os desafios da transformação digital. O objetivo é reunir dados que revelem, sob a ótica dos RHs, como as organizações estão enfrentando essa ruptura e que competências são prioritárias para esse novo cenário. A coleta seguirá até o fim de agosto e os respondentes terão acesso ao relatório completo em primeira mão. O link para participar da pesquisa pode ser encontrado no LinkedIn da D+Soluções.
A pesquisa já tem despertado interesse de entidades regionais, como associações de RH do Norte, Nordeste e Sul do país, que convidaram a empresa para apresentar os resultados em seus eventos locais. A participação no ESARH – Encontro Sul-Americano de Recursos Humanos 2026 também está em pauta.
Para o futuro do treinamento e desenvolvimento no Brasil, Denise Machado antecipa uma virada de chave. “Há uma tendência de superarmos temas generalistas como relacionamento, comunicação, liderança, para focar em competências específicas, necessárias para lidar com os diferentes desafios que as organizações enfrentam nessa era digital, como tomada de decisão holística, colaboração em moldes extraordinários, agilidade e responsividade”, finaliza.